Zampaglione Recomenda: Rogê

Rogê é representante da nova geração de artistas da MPB, faz um som e tem um estilo de vida que são a cara do Brasil. Vai da bossa nova ao samba de exaltação, do sambalanço ao samba reflexivo e ainda vai além – ou aquém – passando por jongo, ponto de terreiro, afoxé e o não tão próximo culturalmente reggae (embora a origem africana seja a mesma) – territórios pelos quais ele sempre transitou, com a propriedade de quem compõe para si, propondo-se a criar uma fusão de todos esses ritmos e fazendo nascer uma sonoridade única.

Nos seus trabalhos solos (“Rogê” em 2003, “Brasil em Brasa” em 2008, “Fala Geral” em 2010, “Brenguelé” de 2012), com o passar dos anos e nos hiatos entre um disco e outro, buscou as diferenças e a pureza de cada ritmo, trabalhando na interseção, o ponto em que as referências sonoras se entrecruzam e somam-se num ritmo que as sintetiza, fundindo referências.

Seu trabalho é, assim, original e sedutor, e destaca-se por sua excelência sonora.
Em junho de 2012 lançou seu quarto álbum, ‘Brenguelé’, pela Coqueiro Verde Records, que teve produção de Kassin (Caetano Veloso, Vanessa da Mata, Los Hermanos), e participação de grandes músicos, como Lincoln Olivetti, Paulo Braga, Alberto Continentino.

Como compositor, tem músicas gravadas por Arlindo Cruz, Seu Jorge, Lulu Santos, Paula Lima; e é também um dos compositores da música “Os deuses do Olimpo chegaram na nossa cidade”, tema das Olimpíadas 2016, e do Hino Oficial do Mascote da Copa de 2014.
No exterior, participou das últimas 3 edições (2011, 2012 e 2013) do SXSW Music Festival, em Austin, TX, o maior festival de música independente das américas. Seu show de estreia em Nova York foi em março de 2013, na tradicional casa de shows Joe’s Pub. Foi escolhido pelo canal de esportes norteamericano ESPN para ser o embaixador da Copa do Mundo de 2014 na transmissão para os EUA e México.

Rogê recebeu, em 2010, o Prêmio de Música Brasileira 2010, na categoria melhor grupo de MPB, através do projeto paralelo à carreira que mantém com a banda chamado 4 Cabeça.

Curta agora um pouquinho do som desse monstro!

E como ele próprio diz: Saúde Familia!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s